domingo, 12 de fevereiro de 2012

PIB em Fernando de Noronha celebrou Jubileu de Coral (1976-2011)

(matéria publicada em OJB, 12fev2012,O Jornal Batista PIB Fernando de Noronha, de autoria do  Pr. Francisco Bonato Pereira. Leia também A Ordenação e Ministério da Pra. Eridinaide Cunha. A PIB de Fernando de Noronha é liderada desde 2001 pela Pra. Eridinaide Cunha)

A Igreja Batista de Fernando de Noronha (PE) celebrou, ao longo de 2011, o Jubileu de Coral de organização (35 anos), com cultos em ação de graças a Deus, em 15 de Outubro. Contou com a presença do cantor Luiz de Carvalho e do Pr. Ney Ladeia (IB Capunga) e em 25 e 31 de Dezembro de 2011, dirigidos pela Pra. Eridinaide Cunha, com a presença maciça da comunidade cristã batista da Esmeralda do Atlântico. A PIB Fernando de Noronha, no mesmo período celebrou o 10º aniversário de consagração da Pra Eridinaide Cunha.

Nós participamos do culto dominical (6 de novembro de 2011), quando a Igreja, mais uma vez, rendeu graças a Deus por sua existência como corpo de Cristo vivo e atuante na Ilha do Atlântico.
A PIB em Fernando de Noronha(PE) foi organizada em 31 de Janeiro de 1976, pela IB em Dois Unidos, Recife (PE), de que era congregação. Foi feito um culto dirigido pelo Pr. Inácio Jorge, com apoio do Secretário Executivo da Convenção Batista de Pernambuco (CBPE), Pr. José Almeida Guimarães, e passou a ser dirigida pelo Diácono Salviano. O seu templo está edificado na Rua Dom Juquinha, nº 155, Vila do Trinta, onde também está edificada a Casa Pastoral, habitada pela Pra. Eridinaide Cunha e Silva e sua família.

Os cristãos reformados holandeses
A ilha de Fernando de Noronha recebeu, durante a ocupação holandesa de Pernambuco, um grupo de cristãos da Igreja Reformada Holandesa, dirigido pelo Reverendo Jansen (1629) e cujo templo era localizado num dos mirantes mais belos da ilha. Expulsos os holandeses de Pernambuco, estes também deixaram Fernando de Noronha.
Construído o templo católico (1772) dedicado a Senhora dos Remédios e um decreto imperial proibiu qualquer prática religiosa não católica romana. No local do templo holandês foi construída a Estação de Meteorologia e hoje está edificada a mais imponente construção da ilha, o Hotel de Trânsito da Aeronáutica, conhecida como “A Mansão”.

A comunidade cristã evangélica em Fernando de Noronha
Pelópidas da Silveira, prefeito do Recife, teve a iniciativa (1956) de enviar ao Arquipélago de Fernando de Noronha um grupo de pescadores, com o objetivo de abastecer a cidade do Recife do pescado abundante na Ilha. No grupo havia cristãos evangélicos, dentre o irmão Salviano, hoje diácono jubilado da PIB em Fernando de Noronha. Na época foi organizada a Congregação
Evangélica da Ilha, reunindo membros de várias denominações:batistas, assembleianos, presbiterianos, entre outros. A chegada a Fernando de Noronha do irmão Amaro Preto, dinamizou suas atividades.

As igrejas denominacionais
Os cultos comunitários nas duas primeiras décadas foram uma contingência do pequeno número de evangélicos e da ausência de liderança, porque cada grupo desejou organizar sua própria igreja: (a) a Igreja Batista de Fernando de Noronha (organizada em 31 de Janeiro de 1976), com apoio da IB Dois Unidos e da Convenção Batista de Pernambuco; (b) a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (organizada em 1979, vinculada à Igreja Assembleia de Deus no Recife, e hoje jurisdicionada ao Ministério de Abreu e Lima; (c) a Igreja Presbiteriana de Fernando de Noronha (organizada em 15
de Dezembro de 1994, pelos presbiterianos residentes no Arquipélago, com apoio do pastor Raimundo Soares)

A PIB em Fernando de Noronha
Organizada a Igreja em 1976, sua liderança ao longo dos primeiros 25 anos (1976- 2001) foi exercida por leigos – entre os quais os diáconos Salviano, Maurício Barbosa e Mirian Maria Barbosa – assistida periodicamente por pastores do Recife, que a visitavam com pouca frequência, uma ou duas vezes ao ano: Inácio Jorge (1976-1984) e Francisco Dias (1995-2001), e passando até três anos sem visita pastoral.

A Pra. Eridinaide Cunha
A Igreja recebeu há dez anos sua primeira obreira residente, a pastora Eridinaide Cunha e Silva, consagrada em Março de 2001, em concílio promovido pela IB de Campo Grande, Recife (PE), presidido pelo pastor Francisco Dias da Silva Filho e sendo examinador o pastor Zaqueu Moreira de Oliveira (diretor geral do STBNB), que assumiu o pastorado efetivo, inclusive como capela de instituições e conquistando o respeito e a estima na comunidade noronhense. A PIB em Fernando de Noronha, sob sua liderança, tem crescido e influenciado os moradores do local e conta hoje com 70 membros e mais de 50 congregados.
A pastora Eridinaide da Cunha e Silva, graduada em Teologia pelo STBNB, é casada com o engenheiro Jades da Cunha e Silva e reside na Ilha de Fernando de Noronha há mais de dez anos, servindo à Igreja e à comunidade. Oriunda de família pastoral: nora do pastor Hermes Cunha (IB Imperial, Recife, PE) e mãe do pastor Jader da Cunha e Silva Junior, além de outros obreiros. Ao Senhor da Seara sejam dadas honra, glória e louvor, agora e para sempre. Amém.