domingo, 28 de outubro de 2012

sempre a periferia



Ontem, tive mais uma vez uma sensação kairótica de que não há como impedir o avanço da ordenação feminina entre os batistas brasileiros como resultado de uma ousadia proporcionada pelo Espírito Santo ao insuflar coragem a mulheres vocacionadas e comunidades batistas.
Tem sido assim aqui no Rio de Janeiro. Para alguns poucos líderes ainda motivo de perplexidade, para a maioria, o desfrutar de um renovo. Aquela sensação boa de estar participando de um momento significativo na vida religiosa de uma denominação como a nossa. Esse Rio de Janeiro tão judiado pelo poder público e tão rico da presença evangélica, seja no quantitativo de igrejas de várias denominações por metro quadrado, seja no crescimento numérico operado pelo evangelismo "gospel" das igrejas da zona sul, seja no antropofagismo religioso das comunidades de periferia, seja na sisudez da Convenção Batista Fluminense, seja, ainda, na neutralidade da Convenção Batista Carioca, esse Rio tem desfrutado de muitas experiências belas de ordenação ao Ministério da Palavra de mulheres batistas.
Ontem, 27/10/2012, testemunhei mais uma vez o que os batistas fluminenses e cariocas podem fazer. A ordenação da irmã Eneide da Silva Pereira Lopes, da Igreja Batista Memorial de Mesquita foi marcada pela naturalização de uma realidade na vida denominacional e, sobretudo, na vida de sua igreja. O espírito de alegria e o  reconhecimento da igreja sinalizaram para os presentes a seriedade da decisão que a própria comunidade tomou ao convocar um concílio para a o exame da irmã Eneide. Em sua fala final, ela mesma testemunhou a respeito de seu esposo que disse a ela no início de todo o processo que ele não poderia obstruir a obra que o Espírito Santo estava fazendo na vida dela e de sua igreja. É a esse "eis aqui o servo do Senhor, cumpra-se a sua vontade" que precisamos, ministros, cada vez mais nos render.
Participei também neste ano do concílio e ordenação da pastora Isabela Calil na PIB em Vicente de Carvalho. E ainda há outros que tive notícia, mas não pude ir.  Para mim, depois de 13 anos, imaginem como é bom saber que vem "coisa boa" da nossa Galiléia.

Pra.Silvia Nogueira

4 comentários:

  1. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
    (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
    Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
    Mateus 6:31-34

    ResponderExcluir
  2. Reciban muchisimas bendiciones desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    Desde El Salvador Centroamerica

    ResponderExcluir
  3. A Paz de Cristo, conhecer seu blog alegrou meu coração. Suas mensagens são edificantes para o Corpo de Cristo, e um bálsamo para todos que acessam esse espaço abençoado.
    Como prova do meu amor cristão deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

    C ultivar uma vida de oração.
    R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
    E star sempre disposto a obedecer a Deus.
    S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
    C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
    E sperar de Deus a orientação para a vida.
    R evestir-se do poder do Espírito Santo.

    Nós precisamos CRESCER na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Convido a visitar o blog do irmão J.C. repleto de mensagens abençoadoras; algumas polêmicas, porém ricas de entendimento.

    Acesse:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sou Eliana Bastos, visitei seu blog e fiquei muito contente em ler suas
    Mensagens, passei a segui-la, se quiser visitar o meu acabo de criar, ficarei muito feliz se puder me seguir, obrigada.
    https://elianedomingosbastos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir