quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pastora Elizabete Carvalho Teófilo

Do Blog: Aos Mestres

Pra. Elisabete no Conselho da CBB
Nascida no interior do Ceará, no dia 23 de maio de 1964, tem 13 irmãos, aprendendo desde cedo a compartilhar e se importar com os outros. Venceu a fome e a miséria da infância.
Pastora há quase 12 anos, está na Igreja Batista Esperança, em Fortaleza-CE, e exerce ministério pastoral na mesma igreja há 13 anos. Lembro-me como se fosse hoje o dia em que fomos comunicados na IBE que a nossa pastora estava autorizada a batizar, celebrar casamentos e ministrar ceias. Isso muito tempo depois de ter começado o pastoreio. Ela cursou teologia no Seminário Teológico Batista do Ceará, e no seu último ano, estava grávida do seu filho mais novo, Thiago. Isso reforça em mim a certeza da garra e compromisso com a obra e o chamado do Senhor. 
Na obediência ao chamado que o Senhor me fez, vim para o STBNB- Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Tenho tido a oportunidade de ver várias mulheres cheias de Deus, com a certeza do seu chamado se amedrontarem diante da inegável participação masculina nos ministérios pastorais batistas brasileiros. Muitas delas fazem teologia pensando em ser missionárias ou educadoras cristãs, porque poucas aceitam o desafio do ministério pastoral.
Nas palavras da Pra. Zenilda em seu blog, referente ao encontro das pastoras, sabemos mais sobre a Pra Elizabete: [...]Quando cheguei à Brasília, a primeira que encontrei foi Elizabete, vinda do Ceará. Abraçamo-nos, rimos, ficamos emocionadas. Ela me agradeceu porque achou que o Encontro trouxe dignidade para as pastoras. Ela é alegre, gentil, mas firme e convicta do respeito e acolhimento que nossa denominação deveria ter por suas pastoras. 

Polêmicas...

Sendo a 1ª pastora batista do Ceará, por consequência a 1ª do Nordeste e a 2ª do Brasil - a 1ª pastora do Brasil é a Sílvia Nogueira -, causou desconforto por ter um ministério forte e estável e o título de pastora, o que não era(é) aceito por todos os pastores da mesma forma que eles são aceitos por serem homens. Diga-se de passagem que as mulheres só foram autorizadas pela Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB) a emitirem as carteiras de pastoras inscritas no ano de 2010, em Cuiabá. *
O ano de 2008 foi marcado na CIBUC- Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará- pela escolha dos pastores em eleger a Pra Elizabete como sua representante, vindo a ser a 1ª pastora a estar na conselho da CBB, em janeiro de 2009, em Brasília. Veja no blog do edvar o post:
primeira pastora no conselho da cbb.
A pastora Elizabete Carvalho Teófilo é a grande Mestra desse post. Ela é uma pastora por vocação, não por título ou por status. Ser pastora é o que ela é, não simplesmente o resultado de um estudo de 4 anos num seminário. Tenho o privilégio de ter essa grande mulher como mãe. Aprendi a amar e respeitar o seu ministério, visto que ser filha de pastora ou pastor é também fazer parte dos seus ministérios. Hoje, na construção do meu ministério, ela tem sido minha parceira, ajudadora, intercessora e mantenedora. 
Espero que vcs se inspirem na trajetória dessa guerreira. Ela é o orgulho da IBE. Defensora da restauração da alma -REVER, contadora de piadas, verdadeira, honesta, cristã e serva, acima de tudo. Mãe do Iago, Luciana, Thiago e Nilda, sogra da Ana Paula, avó postiça do João Paulo, esposa do Luciano... é a menina dos meus olhos!
* A OPBB emitiu carteiras somente para as pastoras ordenadas até janeiro de 2007, que pertenciam a seções que aceitavam pastoras e que tiveram suas carteiras cassadas. A OPBB em Cuiabá corrigiu este erro, mas a OPBB não aceita em seu quadro as demais pastoras. Temos hoje mais de 100 pastoras pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário